13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 21, 2016 as 09:03 | Voltar

Realizou-se entre os dias 19 e 21 de outubro no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Campo Grande. O evento promovido tem coordenação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação Cientifica (MCTIC) conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso dos Sul (SED – MS), desde 2015, participa da SNCT por meio dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs). O NTE de Ponta Porã tem como representante o projeto Aquaponia: Possibilidades de Aprendizagem Integrada a Produção de Peixes e Vegetais desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni do distrito de Sanga Puitã, sob orientação dos professores  Nilton Cesar de Oliveira, Nivaldo Jimenes e do PROGETEC Marcos Gomes Diniz. A Aquaponia tem por princípio a produção de alimentos saudáveis com uma visão de respeito ao meio ambiente. Nessa perspectiva a implantação de um sistema integrado de criação de peixes e de cultivo de hortaliças na escola, utilizando o sistema de aquaponia, no qual a irrigação e a fertilização das plantas são feitas com a água contendo os resíduos orgânicos produzidos pelos peixes, além das plantas atuarem como um filtro natural da água possibilitou aos estudantes compreender alguns fenômenos físicos, químicos e biológicos que estão presentes no sistema, como: a importância das bactérias para o meio orgânico, ciclo do nitrogênio, pH entre outros, contribuindo de forma significativa na formação de cidadãos capazes de viver em equilíbrio com o meio ambiente. Na opinião dos professores, além de oportunizar a atração de jovens para as carreiras científicas, observou-se que diante das situações, os estudantes, inclusive do turno noturno, passaram  a estar mais presentes na escola, diminuindo a evasão,  tornando-se mais autônomos, protagonistas e responsáveis pelo andamento do projeto

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias

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