Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada no dia 20 de dezembro de 2017, a qual define o que todos os alunos têm direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em toda as redes e escolas do país, ontem dia 06/03/2018, foi realizado nas redes educacionais do país o dia D, voltado ao estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com análise e discussões sobre a sua homologação , implementação, as competências e habilidades para cada etapa de ensino (educação infantil e ensino fundamental), assim como os requisitos fundamentais para a formação integral do estudante. Este momento também foi utilizado para discussões e troca de experiência levando os professores a refletirem sobre a relação entre as orientações da BNCC e suas práticas pedagógicas.
O estudo sobre a (BNCC) Base Nacional Comum Curricular que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Também estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias