3ª CONAE, Etapa municipal – Ponta Porã

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 7, 2018 as 16:26 | Voltar

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação em Ponta Porã realizou no último sábado, dia 05 de maio de 2018 a 3ª edição da CONAE (Conferência Nacional de Educação), etapa municipal. Para consolidação da Conferência, foram articulados 04 pólos no município de Ponta Porã e mais 05 nos municípios jurisdicionados à CRE 11, sendo eles Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos. Durante o evento, profissionais da Educação Básica do Ensino Público tiveram a oportunidade de analisar, discutir e propor modificação no Documento Base que abordou o tema “A consolidação do sistema nacional de educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

As discussões foram direcionadas nas nos pólos criados nas Escolas Estaduais Joaquim Murtinho, Adê Marques, João Brembatti Calvoso e Nova Itamarati no município de Ponta Porã. Também houve pólos em Paranhos na EE. Santiago Benites, em Coronel Sapucaia na EE. Eneil Vargas, em Antônio João na EE. Pantaleão Coelho Xavier, em Amambai na EE. Dr. Fernando Corrêa da Costa e em Aral Moreira na EE. Dr. Fernando Corrêa da Costa.

O estudo ocorreu que aconteceu pela manhã contou com leitura, debate e inferências no Plano Nacional da Educação, que se encontra em vigência. O PNE é estruturado em oito eixos, assim cada pólo contou com oito grupos de estudo, onde cada um teve seu coordenador de eixo e um redator para a devida formulação do documento que permitiu as sugestões de alterações a serem feitas no texto base. No entanto, todos os documentos produzidos pelos pólos serão unificados pela CRE 11 e encaminhados à SED/NUCOP até dia 28 do mesmo mês, no intuito de serem levadas as considerações da base ao órgão central, a fim de criar um documento democrático a ser representado pelos delegados eleitos por município na etapa Estadual da CONAE que acontecerá de 27 à 29 de junho em Campo Grande,  capital sul-mato-grossense.

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias