Você já parou para pensar em reeducação financeira?

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, julho 8, 2021 as 21:35 | Voltar

Por : Jheine Toledo

 

Como os jovens seriam diferentes do que se apresentam hoje se tivessem orientação financeira?  Essa geração jovial procura manter um status perante a sociedade, comprando muitos objetos supérfluos, sem necessidade, lutando consigo mesmo para manter um padrão de vida que envolve gastos e mais gastos sem necessidade, sem retorno e isso acontece com frequência, pois vivemos em mundo consumista e cada vez mais capitalista, onde os próprios pais acabam dando de tudo e deixando os filhos gastarem a vontade, como forma de compensar sua ausência, desta forma acabam não mostrando limites, uma educação financeira correta, um planejamento monetário saudável e sustentável. Tudo que fazemos envolve matemática e a mesma é, foi e sempre será o vilão dos estudantes e de parte da sociedade, ela é a peça chave de tudo, pois mesmo que a maioria não goste do contexto, ela está presente praticamente em quase tudo no nosso cotidiano, seja na escola, no supermercado, nas ruas, nas construções, no planejamento familiar e etc, querendo ou não temos que nos adaptar a ela e mudar nossa realidade. Essa base começa em casa e depois passa para as escolas; uma educação financeira desde cedo seria de suma importância na vida não só para os  jovens, mas também a uma sociedade menos inadimplente, menos consumista, menos sofredora, aumentando de forma significativa os números da economia, seja ela em casa, nos municípios e nos estado; uma boa base de educação financeira faria com que muitos jovens desde cedo tenham seu próprio dinheiro rendendo cada vez mais, de forma que quando atingirem sua maioridade já tenham pensamentos de empreendedores, saindo do berço consumistas e administrando seu capital de maneira organizada e segura. Como educadora, acredito que se tivéssemos nas escolas como matéria obrigatória a educação financeira teríamos uma realidade bem diferente da atual, pois os estudantes, de forma geral,  iriam aprender a organizar, planejar seu capital, lidar com números e saber controlar seu dinheiro, ajudando, muitas vezes, seus pais que talvez não tiveram uma orientação sobre como administrar seu salário, sua renda e repassar para as outras gerações. São muitos quesitos que nos fazem pensar em sociedade melhor, mais estruturada, mais independente. É por isso que sou da área da educação Matemática,  por acreditar e confiar no  nosso futuro e em  nossos estudantes,  esperando deles atitudes que mudem o cenário atual de forma positiva, extraordinária, almejando um futuro melhor.

 

Professora Jheine Toledo, Graduada em Matemática, Licenciatura plena e Pós Graduada em Educação Especial; Matemática e Biologia.

Escola Estadual Vespasiano Martins - Amambai - MS

Publicado por: Rosivaldo Ramos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.