AGENTE DE MERENDA DA E.E JOÃO VITORINO MARQUES DE ARAL MOREIRA É DESTAQUE NO CURSO DE MESTRADO DA UEMS

Categoria: destaue | Publicado: quarta-feira, abril 20, 2022 as 16:17 | Voltar

Por: Djalma Santos

O Desenvolvimento Sustentável e a Segurança Alimentar são o tema central da pesquisa realizada pela economista e aluna especial do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) Analice Pereira da Silva sob a orientação da profa. Eliana Lamberti junto ao Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Ponta Porã. A pesquisa teve por objetivo apreender a questão da segurança alimentar enquanto nova e velha problemática do desenvolvimento. De forma especifica, discutiu-se os fundamentos da sustentabilidade por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ AGENDA 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A análise das premissas da Agenda 2030 alinhava as reflexões e permite concluir que é necessário, além de ter os alimentos disponíveis, que haja uma produção e distribuição dos alimentos de maneira sustentável, isto ocorre através do apoio que é dado aos pequenos agricultores e buscando evitar o desperdício e a produção concentradora de renda. Confirma-se que a fome e subnutrição não requerem apenas o aumento da produção de alimentos, e as crises tanto de natureza econômica como ambiental recorrentes agravam o impacto negativo e a situação da população mais vulnerável. Não basta apenas quantidade, mas sim qualidade e que seja dada as condições legais, institucionais e sociais para que a população tenha acesso aos alimentos que necessita e garantam seus direitos sociais fundamentais. O crescimento econômico por si só não gera segurança alimentar, é necessário que haja interação na distribuição para que juntamente ocorra o desenvolvimento sustentável. Em breve, o trabalho estará disponível na página do Curso (http://www.uems.br/graduacao/curso/ciencias-economicas-bacharelado-ponta-pora/estagio_tcc). As pesquisadoras destacam também a importância de novas pesquisas em torno dos ODS e seus indicadores para a realidade de Mato Grosso do Sul.

Não é fácil realizar um sonho. Dificuldades aparecem no meio da caminhada e muitas pessoas desistem de batalhar pelo que almejam. Mas, a Agente de Merenda Analice Pereira da Silva  é um exemplo de persistência e superação, acaba de se formar em Economia pela UEMS e foi escolhida pela instituição como aluna especial do curso de Mestrado da UEMS. Relata o diretor Djalma Santos.