Projeto atende cerca de sete alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e cinco alunos do Ensino Médio que participam das aulas da Robótica no contra-turno. Muito além da inovação a robótica é usada para estimular estudantes a desenvolver projetos e soluções de forma lúdica; para professores, resultados vão além das medalhas, são levados para a vida.
“Além de melhorar o entendimento dos alunos nas disciplinas de exatas, como Matemática e Física, fica mais palpável para eles não ficarem somente na teoria. Mas não é só isso, conseguimos desenvolver neles outras habilidades como o trabalho em equipe. Porque para construir e programar, o aluno não consegue ter o mesmo desempenho sozinho. É melhor trabalhar em equipe. E aí eles acabam conseguindo lidar com as diferenças de um com o outro. Isso aí é o maior ganho, percebemos a evolução do aluno neste sentido. Alunos que são individualistas, a partir do momento que começam a trabalhar com robótica começam a reconhecer as habilidades de cada um e conseguem um resultado melhor quando se juntam”,
“A robótica tem crescido muito e muitas escolas têm aberto as portas. A demanda tem sido grande. Esses alunos que passam por competições, ou autoria e apresentações de trabalhos saem com grandes habilidades e se tornam também professores da área”. Protagonistas e multiplicadores desta atividade.
O Projeto de Robótica teve início em 2015, e desde então vem sendo coordenado pela professora Denise Boeira.e a prof Solange Shirota. Atualmente o projeto vem sendo desenvolvido nas segundas-feiras no período vespertino, atendendo os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio que participam das aulas da Robótica no contra-turno. Durante as aulas os alunos estão desenvolvendo a montagem de protótipos para serem apresentados na Mostra Nacional de Robótica que este ano acontece em Curitiba, e também desenvolveram artigos que foram submetidos para diferentes feiras Científicas uma delas é a Ciência Jovem que acontece em Recife (PE) , estamos aguardando a chamada dos trabalhos submetidos.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias