Alunos participam da 1ª fase da OBFEP – Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 14, 2019 as 14:47 | Voltar

Durante o dia 14 de agosto de 2019 estiveram realizando as provas da 1ª fase da OBFEP – Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas,os alunos das escolas de Ponta Porã e jurisdição da Coordenadoria Regional de Educação – CRE 11.  A OBFEP,  visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.De um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. O  programa oficial para as provas está dividido em três níveis : Nível A para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; Nível B destinado aos estudantes dos 1º e 2º ano do Ensino Médio e Nível C aos estudantes da 3º ano do Ensino Médio. Nota-se em nossas escolas que muitos têm se distanciado da Física, por parecer um emaranhado de teorias e fórmulas desconexas da realidade, ou por não ter nenhuma perspectiva da área para seu futuro. Então é necessário mostrar uma nova perspectiva sobre a importância do aprendizado de Física, ao mesmo tempo, interagir com os alunos em diferentes níveis de conhecimento. Isso só pode ser possível através de estímulos, como uma competição, na utilização de situações-problemas, e com softwares educacionais. Dessa forma o ensino da Física é melhorado quando há um suporte de preparação dos alunos para um programa como o das Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas-OBFEP.