Aprendendo a montar o cubo mágico 2×2 e 3×3, colocando em prática o aprendizado da geometria euclidiana e da probabilidade.

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 10, 2021 as 09:05 | Voltar

Por : Stefano Aleixo Parra

O Cubo Mágico como instrumento pedagógico é conhecido, por desenvolver inúmeros significados cognitivo, social e mental. Alguns autores acreditam que esse tipo de quebra-cabeça deve ser manuseado e compreendido em escolas desde a fase inicial dos alunos no âmbito escolar. No ensino fundamental anos finais, trabalhado na Matemática, podem desenvolver inúmeros benefícios como concentração, autoestima, raciocínio lógico, entre outros. Espera-se com esse trabalho nas aulas de matemática com apoio ativo do TST ao decorrer do projeto que o educando consiga aguçar o raciocínio e, consequentemente, este se torna um aspecto positivo, no seu comportamento na escola e na sua vida acadêmica. O presente trabalho mostra que o Cubo Mágico influencia no desenvolvimento de muitos benefícios nos alunos que o praticam, maximizando o gosto pela disciplina de matemática e áreas afins e não afins também. Nesse sentido o trabalho realizado com os alunos do 9º ano da Escola Estadual Geni Marques situada em Ponta Porã MS no ano 2021 entre os meses de agosto, setembro, outubro, novembro, tem por objetivo mostrar a possível relação do cubo mágico com o ensino da matemática especificamente no estudo da geometria espacial e probabilidade no ensino fundamental anos finais, buscando argumentar os benefícios que este pode trazer para o desenvolvimento dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães Ponta Porã – MS.

   

Publicado por: Rosivaldo Ramos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.