Aula prática de Matemática no Ensino Fundamental: Demostrando o Teorema de Pitágoras

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 8, 2019 as 21:12 | Voltar

Preocupado com o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, o professor Rogério Xavier da Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da cidade de Aral moreira ,  aproveitou o espaço da escola para desenvolver ações para recuperar os alunos do 9º ano com baixo rendimento e prepará-los para a avaliação da prova Brasil com foco no IDEB. O conteúdo trabalhado foi a demonstração do Teorema de Pitágoras. Além dos alunos foram convidados a participar da aula prática a Diretora Derciley Godin e o Coordenador Pedagógico Djalma Santos que tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho do professor e dos alunos. Uma metodologia diferenciada, inovadora e divertida de ensinar Matemática. Afirma Djalma Santos. As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos da escola com o apoio da Direção. O Teorema de Pitágoras possui inúmeras aplicações nas diversas atuações do cotidiano como medições de terra, construções, sendo uma importante ferramenta na área da geometria. É atribuído ao filósofo grego Pitágoras de Samos, fundador da escola pitagórica, voltada para estudos matemáticos relacionados à natureza. Ele procurava explicar tudo através dos números. O Teorema de Pitágoras é atribuído a um triângulo retângulo, onde ele relaciona os catetos e a hipotenusa através da seguinte lei de formação: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. É nesse sentido que essa proposta de atividade se justifica. Os antigos egípcios, por volta de 600 a. C., usavam uma corda de 13 nós espaçados regularmente para determinar um ângulo reto e a perpendicular a uma determinada reta. Esses conhecimentos permitiam resolver certos problemas práticos, tais como o das marcações das propriedades do antigo Egito que as cheias do rio Nilo modificavam e faziam desaparecer todos os anos.

O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.