Aulas práticas de Biologia e Projeto Combate a Dengue é destaque na Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa de Aral Moreira.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: segunda-feira, junho 17, 2019 as 15:26 | Voltar

Trabalho coordenado pelos professores  da disciplina de Biologia Lucas Limeira e Dani Zine foi desenvolvido com os alunos do  1º anos A e B matutino e 1º C  turno vespertino do ensino médio da Escola Estadual Doutor Fernando Correa Da Costa. O intuito do trabalho é fazer com que os alunos utilizassem a criatividade e aprendessem de maneira divertida e lúdica a importância da célula para os organismos vivos, suas partes principais (membrana Plasmática, citoplasma e núcleo) e a função das organelas presentes no citoplasma celular, bem como, a influência no desenvolvimento biológico do indivíduo. O estudo de célula, na maioria das vezes, é considerado vago pelos alunos. Como não é possível observar as organelas celulares em um laboratório de ciências, muitas vezes o professor se prende apenas à função desempenhada por cada uma delas. A fim de tornar as aulas mais interessantes e motivadoras, sugeriu-se a criação de um modelo de célula animal com seus alunos
Outra atividade de destaque é o projeto para fortalecer o combate a Dengue. A a direção e coordenação da escola  juntamente com o professor Lucas Limeira e demais professores da escola trabalharam  com os alunos do 7º ano B matutino, ensino fundamental e demais turmas da escola  sobre a Dengue - Confecção de cartazes sobre medidas preventivas e métodos de conscientização para evitar a proliferação do mosquito  e a confecção do mosquito Aedes aegypti com garrafa PET (material reciclável) .Tendo em vista uma possível epidemia de dengue em nosso município e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto. Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, pois esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes, de maneira a oportunizar o reconhecimento dos envolvidos como elemento integrante do ambiente, em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas dando a oportunidade de toda a comunidade a serem formadores de opiniões e formando grupos voluntários, somando e fazendo surgir força no exercício de cidadania e conscientização. Dessa forma faz-se necessário motivar a adoção de hábitos de higiene local bem como sua manutenção e prevenção na proliferação na infestação do Aedes Aegypti.  De acordo com o Coordenador Djalma Santos desenvolver e aprimorar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e promover a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão é fundamental para um trabalho de qualidade.  O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.

 

Publicado por: Rosivaldo Ramos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.