Aulas práticas de Ciências no AJA é destaque na cidade de Aral Moreira – Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 30, 2019 as 13:32 | Voltar

Para melhorar o desempenho dos alunos do AJA na disciplina de Ciências a Professora Fernanda Trenkel desenvolve ações para recuperar os alunos com baixo rendimento. As ações estão prevista no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos da escola com o apoio da Direção. Os discentes do AJA - Bloco Final participaram de uma aula prática referente a misturas homogêneas e heterogêneas, onde as misturas homogêneas ocorrem a misturas de duas ou mais substâncias, já as heterogêneas são substâncias que não se misturam. Também foi trabalhado as substâncias coloides que são macromoléculas. Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção. Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo. Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra. O Projeto AJA -MS  Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de atender os jovens estudantes entre 15 a 17 anos com distorção de idade/escolaridade, possibilitando o acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.  O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.