Compartilhando saberes é destaque na Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa- Aral Moreira

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 19, 2019 as 14:33 | Voltar

Nesse projeto, os conteúdos estudados transformam-se em atividades a serem compartilhadas com outros alunos, dentro e fora do ambiente escolar. O trabalho está sendo desenvolvido  pelos alunos do 2º Ano  Ensino Médio Coordenado pela Professora Dalva Ezenir Bambil Martins  de Língua Portuguesa .  Tem como público alvo os alunos do 6º Ano, onde os mesmos, com a intervenção dos alunos do 2º Ano Ensino médio. As ações estão prevista no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos da escola com o apoio da Direção. Nossa realidade apresenta um grande número de alunos com dificuldades nesses eixos da língua portuguesa. Sabemos que a interpretação textual e a escrita não é forma atrativa para os alunos, portanto devemos inovar possibilidades para incentivá-los tanto a ler como escrever. Enfatiza a professora Dalva Ezenir Martins. O desafio dos alunos auxiliares é fazer com que, de maneira lúdica, o mesmo proporcione situações que permita os alunos a reconhecerem a função social do gênero estudado, sua estrutura linguística e composicional para posteriormente produzi-los. Isso se faz devido sua presença cada vez maior em nosso cotidiano e a sua linguagem variada: verbal e não verbal, formal e informal. Com isso eles compreenderão que podem adequar esses diferentes tipos de linguagens a suas pretensões, de acordo com o objetivo do anúncio e de acordo com o seu público alvo.  A boa interação entre os alunos é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito. Um projeto onde o aluno é protagonista da sua própria aprendizagem, capaz de aprender e de ensinar, compartilhando saberes e conhecimento é fundamental para o aprendizado. Afirma o Coordenador Djalma Santos.

O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.