O debate entorno de temáticas ambientais está presente nos mais diversos segmentos da sociedade. Porém, ainda não é comum a percepção de que o meio ambiente deva ser compreendido como resultado da integração de diversos componentes da natureza, estando entre estes, o solo. A partir disso, faz-se necessária uma abordagem escolar construtivista, a qual as turmas dos 7º A, 7º B , 8º A e 9º A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Eufrázia Fagundes Marques na disciplina de Terra, Vida e Trabalho, sobre orientação da Professora Eliane Izaias Moreira , possibilitou que o alunos percebem-se como um sujeitos, que interage com o meio, em específico com o solo. Dessa forma, trabalhar o uso de maquete como sugestão de recurso didático no ensino de Solos, utilizando-se do viés de educação ambiental, os alunos demonstraram o interesse na aula, montando maquetes em garrafas PET, utilizando diferentes tipos de solos, desenvolvendo alguns temas como a erosão, assoreamento e impermeabilização
do solo - com o auxílio de maquete. Assim, a proposta de ensino com o uso desse recurso didático, almeja como resultados esperados, contribuir para uma melhor compreensão acerca dos processos pelo qual o solo passa, bem como dos efeitos que as condições do solo podem trazer para a sociedade.
Publicado por: Rosivaldo Ramos