Construção de jogos matemáticos utilizando o ambiente de programação Scratch .

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 18, 2021 as 15:03 | Voltar

Por: Stefano Aleixo Parra

O projeto tem como objetivo apresentar a ferramenta de programação Scratch, destacar seu potencial de aprendizagem por meio da teoria matemática dos jogos e promover a interação dos alunos do 9º ano com a ferramenta no ambiente escolar. Esta atividade foi proposta para o 9º ano da Escola Estadual Gení Marques Magalhães em Ponta Porã- MS no ano letivo de 2021 respectivamente no segundo semestre tendo sua culminância estabelecida na primeira semana de novembro com apresentações dos trabalhos. A proposta feita pelo professor Stefano Aleixo Parra na disciplina de Matemática  com seus alunos do 9ºB, teve como foco a criação de jogos educativos construídos pelos alunos abrangendo as seis operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Para a realização deste trabalho, os alunos e o professor de matemática iniciaram uma discussão em aula sobre os principais comandos da linguagem Scratch, tais como: movimento, aparência, som, controle, sensores, variáveis ​​e operadores. O método exploratório utilizado no trabalho utiliza uma abordagem qualitativa dos dados. O resultado da parceria dos envolvidos resultou, em diferentes jogos a partir da criatividade dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de conceitos, competências e habilidades essenciais, além da criticidade tecnológica mostrando que o Scratch pode ajudar a criar um espaço educativo, criativo e integrador, em que o educando é agente ativo na construção do seu conhecimento e aprendizagem tanto na arte de programação quanto na capacidade de resolução de problema no campo da matemática.