Coordenadoria Regional Educação de Ponta Porã realiza encontro de professores de Física sobre OBFEP 2019

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, maio 23, 2019 as 13:59 | Voltar

Durante a manhã do dia 23 de maio de 2019, estiveram reunidos nas dependências da 11ª Coordenadoria Regional de Educação de Ponta Porã os professores de Física das escolas da cidade e a equipe do núcleo pedagógico da  para tratar da participação das escolas na  Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2019.   Na reunião foi exposto aos professores que a  OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular e de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. Visa-se, assim, com a OBFEP, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:  Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;  Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;   Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;  Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas, bem como, fomentar a integração entre escola e  comunidade. A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP em São Paulo  sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. No mesmo encontro também tratou-se da participação das escolas no Projeto Eratóstenes Brasil 2019, convidando professores, alunos de qualquer idade e nível escolar a participarem, cujas atividades reproduzem o experimento histórico que há mais de 2000 anos, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar de modo semelhante, em parceria com outras escolas e grupos localizados no Brasil e em outros países da América Latina e do mundo. Com grande importância histórica para a Ciência, este experimento também trará uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos.

Publicado por: Rosivaldo Ramos

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