CRE-11 Realiza Ciclo de Apoio e Acompanhamento (CAA) nas Escolas de Autoria de sua Jurisdição

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 13, 2021 as 10:29 | Voltar

Por: Andréa Caramaschi dos Santos

A semana que antecedeu o feriado de Sete de Setembro foi marcada pelo Ciclo de Apoio e Acompanhamento (CAA) do Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (EFTI e EMTI) realizado nas escolas que inauguraram esse ano a modalidade.

O Ciclo de Apoio e Acompanhamento (CAA) nas Escolas de a Autoria é uma ação que visa contribuir e acompanhar o processo de desenvolvimento social, afetivo, político, cultural, ético, físico e cognitivo dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais em Tempo Integral e Ensino Médio em Tempo Integral, observando-se os processos pedagógicos e da gestão da Escola da Autoria.

Tem por objetivo também garantir que a missão, os objetivos, as metas, os indicadores, as estratégias e as ações estejam alinhadas conforme o plano gestor e claramente definidos, em todas as instâncias da escola, de modo que todos possam, com clareza, compreender o seu papel e contribuir objetivamente para a consecução dos resultados esperados.

As técnicas da CRE 11 Ana Claudia Morel Cardoso, Andréa Caramaschi dos Santos, Célia Ruiz e Nidiane Antunes visitaram as Escolas Estaduais Coronel Sapucaia (Coronel Sapucaia), Dr. Fernando Correia da Costa (Amambai), Pantaleão Coelho Xavier (Antônio João) e João Vitorino Marques (Aral Moreira) onde puderam conhecer os trabalhos realizados até o momento pela equipe escolar e acompanhar os indicadores das ações da Escola da Autoria apresentados pelos gestores.

As reuniões contaram com a presença dos gestores, coordenadores, professores das componentes curriculares Projeto de Vida, que é o “coração” da Escola da Autoria, Pesquisa e Autoria, Eletivas e dos estudantes líderes de turma e presidentes dos Clubes. Todos os depoimentos foram importantes, porém, o depoimento dos professores da Componente Curricular Projeto de vida e dos estudantes tem participação especial, pois, sempre é o termômetro da Escola da Autoria, pois, os professores relatam como estão sendo construídos os projetos de vida dos estudantes e os estudantes relatam como as ações estão acontecendo de fato, quais ações acreditam ser importantes ou não para o seu futuro.

A componente curricular Projeto de Vida é a responsável por auxiliar os estudantes na construção do seu projeto de vida, por esse motivo é o “coração” da Escola da Autoria. Nas aulas de Projeto de Vida são realizadas atividades que promovem o autoconhecimento, contribuem para a escolha da profissão e preparam para o mercado de trabalho.

O Ciclo de Apoio e Acompanhamento acontece em duas fases, a primeira consiste na apresentação dos indicadores pelos gestores e o momento de fala ativa dos estudantes. A segunda fase consiste na validação dos indicadores, na qual as técnicas da Coordenadoria Regional finalizam o relatório que foi construído ao longo da reunião, validando pontos positivos, pontos de atenção/melhoria e seus desdobramentos em recomendações. Após a validação o relatório é apresentado ao Trio Gestor para aprovação e todos os técnicos que conduziram o CAA para depois ser compartilhado com a escola.

As reuniões ocorreram de forma tranquila, foram muito proveitosas e importantes para o momento em que as escolas retornaram de modo híbrido. Na oportunidade as técnicas da CRE 11 entregaram para as escolas material para estudos sobre o SAEB.