A Coordenadoria Regional de Educação – CRE 11 realiza momento de estudo e alinhamento das ações pedagógicas 2022- Escola Estadual Coronel Ramiro Noronha.

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: quinta-feira, março 17, 2022 as 16:44 | Voltar

Por: Geraldo Franco Fernandes

A reunião ocorreu durante a manhã do dia 17 de março de 2022 e teve  como pauta a “Avaliação diagnóstica e o planejamento escolar”. As boas-vindas à equipe da CRE-11 foi realizada pelos diretor da unidade escolar  Geraldo Franco Fernandes  que  também apresentou,  ao grupo de professores da escola a técnica da equipe pedagógica Kathia Lorena Caceres Bernal  responsável pelo assessoramento pedagógico na escola. Na sequência a formadora  Célia Ruiz Nunes de Oliveira  realizou uma explanação sobre o olhar que devemos ter aos nossos alunos neste momento pós-pandemia,  resgatando o questionamentos : Que olhar precisaremos ter para nossos estudantes no ano letivo de 2022?Qual a importância da avaliação diagnóstica neste momento ? E qual a contribuição dos docentes . Na sequência, após apresentação dos post its pelos professores, Célia dividiu a sala em três grandes grupos, onde deveriam discutir sobre: “Qual a importância de se realizar a avaliação diagnóstica? Concluindo essa etapa, o técnico Sergio Larruscaim Mathias, convidou os professores fazer uma dinâmica, quebra-gelo e apresentou brevemente o  Sistema e-SGDE , aba Planejamento, um o passo a passo à inserção de um novo planejamento no sistema. A  formadora Olga Barczysczyn Vilhanueva  tratou do tema Habilidades, um ponto importante na elaboração do planejamento. Concluindo as explanações sobre o tema, a formadora Nidiane Benites Antunes Silva iniciou  reforçando  a importância do planejamento e sobre a clareza na escrita  da Metodologia,  como ela deve ser descrita no planejamento. Finalizando a manhã  a formadora  Kathia ressaltou a importância de como avaliar, e debateu por meio de templates com o grupo: Avaliação para “Medir os conteúdos” e a Avaliação para desenvolver competências. O objetivo da dinâmica foi de que os professores destacassem a importância da avaliação e observassem o real objetivo desta na vida dos educandos, não somente classificando quantitativamente.