Escola Estadual Joaquim Murtinho – Projeto Interdisciplinar: Consciência Negra ” Não é a cor de pele que me define! Precisamos discutir sobre isso!?

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 18, 2021 as 15:35 | Voltar

Por : Dircélia Caccia

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Neste sentido , a Escola Estadual Joaquim Murtinho desenvolveu durante a semana de 15 a 20 de novembro o  Projeto Interdisciplinar: Consciência Negra " Não é a cor de pele que me define! Precisamos discutir sobre isso!?", com as turmas de 6ºA,  6ºB, 6ºC e 6ºD anos do Ensino Fundamental . O projeto teve a coordenação da professora de Língua Portuguesa Dircélia Caccia e o objetivo de  refletir com os alunos as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. Para além de um momento festivo, o projeto proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade.