Escolas estaduais da jurisdição da CRE 11 participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019 em Campo Grande

Categoria: destaque, Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 28, 2019 as 09:45 | Voltar

Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.  O tema desse ano Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável foi o tema escolhido para a décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2019, que ocorreu entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o País. A motivação para essa escolha baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Mato Grosso do sul o evento foi realizado no Armazem Cultura cidade de Campo Grande. As escolas da jurisdiçã da CRE 11 estiveram reprsentaddas por três projeto que comtemplam o tema deste ano.

Projeto Moeda Verde: abordagem empreendedora gera renda para a comunidade da Escola Estadual Adê Marques.

O ensino aprendizagem pode ocorrer de diversificadas maneiras, o trabalho com projetos é uma dessas, busca-se gerar bons hábitos para melhorar a vida de todos os envolvidos direta e indiretamente, através da conscientização intrínseca, busca-se ainda gerar nos alunos do Ensino Médio Integrado em Administração da Escola Estadual Adê Marques , o pensamento empreendedor. Ações que buscam uma educação ambiental são de extrema importância, pois a produção de materiais plásticos, e outros resíduos são elevados. Uma vez que todos esses resíduos podem causar diversos problemas, seja entupir galerias, bueiro e ou esgotos. A abordagem empreendedora que envolve o Projeto Moeda Verde tem como objetivo gerar renda para ambas as partes, comunidade e unidade escolar, pois irá possibilitará trocar os plásticos recicláveis, pela moeda verde. Será possível converter a moeda verde por reais e também comprar itens produzidos pelos alunos com o material reciclável. A moeda verde também poderá ser utilizada nas festas da escola, onde a comunidade escolar poderá comprar os produtos à venda que estarão disponíveis para estes fins. Como metodologia foi utilizado a abordagem pedagógica o “Problem Based Learning”. O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) que destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante.

Projeto compostagem na escola: Ecomposto, Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni

Um dos maiores problemas ambientais que o Brasil apresenta é o consumismo inconsciente que acaba acarretando em um grande volume de resíduos sólidos urbanos, que contém diversos tipos de agentes poluentes, que quando não são destinados em lugares adequados podem contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas e colabora com a proliferação de doenças e insetos. O resíduo sólido é responsável por um grande impacto ambiental, pois produz uma substância na sua decomposição, chamada de chorume, que em contato com outros materiais tóxicos (pilhas, baterias, medicamentos...) traz danos ao ambiente. Diante dessa problemática, faz-se necessário que a população juntamente com órgãos públicos adote medidas para redução, reutilização e a reciclagem das matérias que podem servir de matéria prima e os resíduos orgânicos que geram o adubo para agricultura por meio da compostagem, processo biológico de origem animal ou vegetal que tem benefícios biológicos, químicos e físicos. Neste sentido, os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, desenvolveram o Projeto compostagem na escola: Ecomposto, no  espaço escolar,  um ambiente ideal para contribuir na mudança de hábitos e pensamentos das pessoas em relação à conservação do meio ambiente. O intuito foi envolver os alunos nas questões ambientais, mais especificamente no manejo,  reaproveitamento e adequação dos resíduos sólidos orgânicos, através do modelo de compostagem, pois esta possibilita o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados na escola, transformando-os em adubo orgânico.

Projeto Irrigação por Arduino, Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni

O desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado utilizando a plataforma Arduino é de grande utilidade, pois possibilita o desenvolvimento de um sistema preciso e de baixo custo que gera economia de água, a fim de gerenciar o viveiro da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni que tem o objetivo de gerar mudas para plantio na horta. Esta tecnologia fará com que os alunos sejam incentivados à pesquisa e tenham em mente as variadas formas de utilização da plataforma Arduino, não tão somente para irrigação do viveiro. Dessa forma, os estudantes puderam desenvolver seus protótipos em casa para irrigação de jardins, hortas, bem como outros sistemas que a plataforma Arduino permite desenvolver. O Projeto Irrigação por Arduino teve como objetivos produzir mudas para horta da escola através de um sistema de irrigação automatizado que pudesse monitorar e controlar a umidade do viveiro, reduzindo o consumo de água explorando o uso da plataforma Arduino juntamente com sensores, e após plantio e crescimento será usado no lanche dos alunos, e parte do que não for utilizado será distribuído a comunidade local.