Nesta semana, os dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizam as feiras de ciência e tecnologia da instituição, com mais de 650 projetos de pesquisa apresentados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O número é o maior registrado pelo Instituto até hoje.
Desenvolvidos por estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do estado, os trabalhos abrangem diversos temas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciência Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinar.
Marcaram presença com brilhantes projetos as Escolas Estaduais de Ponta Porã, Lions Clube de Ponta Porã, Geni Marques Magalhães, Joaquim Murtinho, João Brembatti Calvoso, Dr.Miguel Marcondes Armando e o Núcleo de Tecnologia Educacional.
A Escola Estadual Lions Clube de Ponta Porã, conquistaram os troféus de 1° Lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde, categoria em que foram inscritos e o 2° Lugar na categoria Nível Fundamental ou Júnior. Os estudantes participantes foram Évelin Cavalhero De Lorena, Iury Gabriel do Nascimento Freitas, João Francisco Rodrigues Robaldo e Marcelo de Matos Quinelato, sob a orientação da Professora Gerenciadora de Tecnologia Educaional e Recursos Midiáticos e coorientação da Professora Celiane Santos Aleicho, executaram um projeto intitulado “Os Batutinhas da Tecnoloiga e o Labirinto da Alimentação Saudável”. Tal projeto consistiu em produzir um jogo educativo que conscientizasse as crianças sobre a alimentação saudável, pois perceberam que a obesidade infantil tem crescido em nossa sociedade. Para a produção do jogo foi apresentado aos estudantes o aplicativo Scratch, um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick, que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para o desenvolvimento de histórias e jogos.
A Escola Estadual Joaquim Murtinho, foi representada pelo aluno Maurício Souza do 2º ano do Ensino Médio, com o tema do projeto: Braço Robótico sem Fio-ViK, sob orientação da Professora Andréia Rocha (Física).
A Escola Estadual Dr. Miguel Marcondes Armando, foi representada pelos alunos Victor Lucas dias Martins, Rafael Cristaldo Vilhalba Fabrício Cabreira Silva sob Orientação da professora Ana Cláudia Fernandes (progetec). Desenvolveram um projeto intitulado “.Mosquito Aëdes aegypti, Game Over. ”Tal projeto consistiu-se em produzir um jogo educativo que conscientizassem as crianças pelo fato do pais estar vivenciando uma a epidemia de dengue. O seguinte desafio foi criar um projeto com a utilização de ferramentas programacionais referindo se a contaminação e eliminação dos possíveis focos criadouro do mosquito. O aplicativo utilizado no desenvolvimento do projeto foi, o Scratch, um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick, que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para o desenvolvimento de histórias e jogos.
A Escola Estadual Geni Marques Magalhães, foi representada por quatro projetos sendo eles: Acifron – Aprendisaje de cartas através de informacion sinfronteira, conquistando o 3º Lugar em Ciência Humanas e de Ciência Sociais aplicada na Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira. O projeto Horta Genial, conquistando o 1º Lugar em Ciência Exatas e da Terra na feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira. O projeto Protótipo de Foguete e o projeto Utilização de Jogo de Xadrez na Aprendizagem de Matemática e Raciocínio Lógico.
A Escola Estadual João Brembatti Calvoso, foi representada pelos alunos, 2º ano ensino médio Caren Jaqueline Prieto, Cariele Aldana Antunes, Inês Lopes dos Santos, Nicolas Figueiredo Espíndola, Edson Florêncio Pires com o projeto Litearte entre lentes e pincèis. Alunos 2º ano ensino médio, Naira Marques Martins, Solange Gisele Lugo, Jenifer Fernanda Verón com o projeto Pesquisa no Ensino Médio das Escolas Públicas. Alunos 3º ano ensino médio Matheus Borges, Vinícius Pinto Lígia Maria Ribeiro Bush, conquistaram 1º lugar categoria humanas e sociais.
O Núcleo de Tecnologia Educacional teve participação na apresentação do projeto Forno Solar e Meio Ambiente e Microalimentos 3D, desenvolvido pela UFMS os professores Sérgio Larruscaim, Geraldo Franco Fernandes e Ruth Moura Derzi estavam ali representando.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias