I Feira do Protagonismo Escola Estadual da Autoria João Vitorino Marques de Aral Moreira MS!

Categoria: destaque, destaue, Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 8, 2021 as 08:09 | Voltar

Por : Djalma Santos

A Escola Estadual da Autoria  João Vitorino Marques, Escola em Tempo Integral realizou no dia 03 de dezembro de 2021 a I FEIRA DO PROTAGONISMO que apresenta os trabalhos dos estudantes realizados nas diversas disciplinas, entre elas as disciplinas de ELETIVAS de 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental que oportunizam aos estudantes dedicação em seus estudos e vivências com algo que parte de seus anseios e proposições, fazendo da escola uma instituição que ofereça condições e vazão aos seus sonhos, desde que, esses não se desvinculem de princípios sustentáveis, o que promova o protagonismo, às necessidades de socialização, e à consciência e prática cidadã, as UNIDADES CURRICULARES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS no Ensino Médio que possibilitam ao estudante aprofundar conhecimentos para o prosseguimento de estudos e para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade e as disciplinas do NÚCLEO INTEGRADOR como PROJETO DE VIDA que se articulam de forma integrada e permeiam por todas as áreas de conhecimento e possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas da BNCC e dos Itinerários Formativo através de metodologias ativas que foram pensadas para garantir a formação integral de cada estudante, além das atividades desenvolvidas no pelos professores de PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA E DE SOCIALIZAÇÃO que tem como objetivo oferecer experiências agradáveis aos estudantes nos momentos destinados ao intervalo do almoço, que os envolvam em situações de convivência mútua e aprendizagem lúdica e pelos CLUBES DE PROTAGONISMO que é o espaço que tem como objetivo fomentar a atuação protagonista do estudante por meio de práticas e vivências e desenvolver sua autonomia. De Acordo com a Diretora Adjunta Claudete Ximenes nesta feira, podemos reconhecer o protagonismo dos nossos estudantes em cada detalhe desde a proposta apresentada até o resultado final dos trabalhos aqui expostos como pinturas em telas, maquetes, experimentos, podcast, músicas, declamação de poemas e danças apresentados que poderão ser prestigiados por todos. Estimular o protagonismo do estudante é também estimular sua criatividade para auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e inovador. Os eventos escolares são momentos divertidos, ideais para ampliar os temas trabalhados pelos estudantes ao longo do ano letivo e fortalecer o aprendizado. Ao colocar a mão na massa, os estudantes têm a oportunidade de dar asas à imaginação e deixar a criatividade fluir, exercitando os conteúdos em atividades dinâmicas e que fogem da rotina. Afirma o diretor Djalma Santos. O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos estudantes.