Melhorar o desempenho no Ideb é compromisso da comunidade escolar da Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa Aral Moreira.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 4, 2019 as 16:58 | Voltar

A Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa preocupada com o desempenho dos alunos,  desenvolve ações para recuperar o baixo rendimento e prepará-los para a avaliação da prova Brasil com foco no Ideb. As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos em que cada professor elabora ações em sua disciplina para melhorar o desempenho dos alunos. O Ideb ajuda a escola a ver se os alunos estão aprendendo, e se está aprendendo na idade certa. Com as notas do Ideb na mão a escola pode aprimorar o planejamento pedagógico. Como o índice é divulgado a cada dois anos, pode-se reformular ações e tentar melhorar seu desempenho.  Afirma o Coordenador Djalma Santos.

 Ações que estão sendo realizadas pela escola:

- Mobilização dos professores, estudantes e pais para a participação nas avaliações externas em especial para o Ideb – E melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

- Divulgação do resultado do Ideb à comunidade escolar (cartazes impressos e material digital).

- Mobilização dos professores e estudantes para a participação nas avaliações externas em especial para o Ideb –  melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

- Mobilizar a comunidade quanto á importância da participação de seus estudantes nas avaliações externas.

- Realizar reunião de pais para esclarecer sobre o que é a avaliação, como a análise dos resultados pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e a responsabilidade dos responsáveis em assegurar a presença da criança ou jovem, tanto no cotidiano escolar, quanto no dia da aplicação da prova.

O mecanismo de divulgação de resultados faz com que a sociedade se envolva no acompanhamento da qualidade da educação. Mesmo com limitações, o Ideb simboliza uma mudança de estrutura na educação básica, ao aliar desempenho dos alunos e fluxo (aprovação/reprovação) escolar

Publicado por: Rosivaldo Ramos

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