Mostra cultural dos trabalhos semestrais de História – Escola Estadual João Brembatti Calvoso

Categoria: destaque, Geral | Publicado: sexta-feira, junho 28, 2019 as 08:49 | Voltar

No último dia 19 de junho, realizou-se a culminância dos trabalhos da disciplina de História, onde o professor esteve orientando ao longo do bimestre, os trabalhos com a função de desenvolver no aluno o protagonismo juvenil por meio das ações pedagógicas que visam proporcionar o fortalecimento do processo de aprendizagem. Os primeiros anos estiveram trabalhando as antigas civilizações; Egito, Grécia, Roma, China, Coreia, Japão e Índia. Os alunos abrilhantaram as apresentações trazendo musicas, culinárias, os deuses antigos, as principais batalhas, em como a localização das respectivas civilizações. Os segundos anos “A” e “B” desenvolveram trabalhos voltados para os ideias iluministas; critica ao antigo e ao monopólio comercial, salientando os principais ideias deste movimento filosófico, conceituando os filósofos iluministas e os monarcas que foram influenciados por seus ideais e realizaram grades reformas em seus respectivos reinos e que são conhecidos como déspotas esclarecidos. O segundo ano “C” realizou a construção das máquinas que impulsionaram a Revolução Industrial; a máquina a vapor e o telégrafo, onde os alunos explicam a importância dos benefícios para a humanidade e o crescimento da Inglaterra como única potência industrial do século XVIII.
Os alunos dos terceiros anos estiveram dramatizando os regimes totalitários que desenvolveram-se no início do século XX, estes sistemas surgiram em detrimento da decadência do sistema colonialista capitalista e a Quebra da Bolsa de Valores em 1929, responsável pela ascensão dos lideres “salvadores”. Entendendo a importância da consciência política. Os alunos realizaram discussões em sala de aula e debates , além das dramatizações representando os seguintes Regimes Totalitários; Stalinismo na União Soviética com Joseph Stálin (1924 – 1953), Fascismo na Itália com Benito Mussolini, conhecido com IL DUCE (1922 -1945), Nazismo com Adolf Hitler na Alemanha, conhecido como Führer (1933 – 1945) e o Franquismo na Espanha com o Generalíssimo Francisco Franco (1939 – 1975).