A violência contra as mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Estudos demonstram o elevado índice de violência dentre as mulheres da fronteiras em seus próprios lares, na grande parte das vezes
praticada por seus companheiros e familiares. A violência contra as mulheres em todas as suas formas (domestica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual tráfico de mulheres, assedio sexual, etc.) e um fenômeno que atinge mulheres de diferentes classes sociais, origens, idades, regiões, estados civis, escolaridade, raças e até mesmo orientação sexual. Tendo como base a lei Maria da penha onde constam os direitos das mulheres, LEI N° 11. 340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8° do art. 226 da constituição federal, da convenção sobre a eliminação de todas as formas de descriminação contra as mulheres e da convenção interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher; dispõe sobre a criação dos juizados de violência domestica e familiar contra a mulher; altera o código de processo penal, o código penal e a lei de execução penal; e da outras providencias. A escola Estadual professora Geni Marques Magalhães já tem como hábito o desenvolvimento de trabalhos utilizando temas transversais, levando à comunidade escolar, principalmente ao corpo docente, informação e aprendizado Compreender através do ponto de vista social as diversas formas de manifestações de violência contra a mulher. O Projeto Mulheres Fronteiriças foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, matutino, teve como objetivos identificar o processo de criminalização da violência à mulher, compreendendo a importância da denúncia. Sensibilizar os estudantes envolvidos, propiciando o respeito e a capacidade crítica do assunto. A proposta do projeto foi apresentada em sala, que tratasse dos vários tipos de violência contra as mulheres. Identificando informações sobre o assunto, através pesquisas sobre os índices de Mato Grosso do Sul sobre os casos de violência em nosso Município de Ponta Porã . Após a pesquisa, alunos e professora realizam o cronograma delimitando os assuntos e formas de apresentação como: teatro, cartazes, panfletos, varal como frases e letras de músicas e documentário. Organização os cinco grupos de seis componentes para desenvolvimento da pesquisa, entrevistas, seguindo o cronograma proposto.
Publicado por: Rosivaldo Ramos