A Secretaria de Estado de Educação realizou nesta sexta-feira (21), em Ponta Porã, na Escola Estadual Joaquim Murtinho mais um encontro do projeto SED vai Escolas, reunindo 1100 profissionais das escolas estaduais de Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã no ginásio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, para um dia de formação continuada, diálogo e troca de experiências.
Uma das principais propostas do projeto é apresentar aos mais de 20 mil servidores da Rede Estadual de Ensino em todo Mato Grosso do Sul a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de reforçar o compromisso de todos com a educação de qualidade, com foco na aprendizagem dos estudantes, atendendo aos anseios da comunidade escolar.
A secretária apresenta ainda os programas e projetos da SED, implantados nas escolas e voltados à evolução dos estudantes, como o AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), destinado a jovens entre 15 e 17 anos com distorção de idade/série. “Temos uma proposta e queremos saber quem está disposto a assumir, a olhar para o estudante para que ele possa se desenvolver plenamente, crescer e evoluir na vida. As famílias confiam seus filhos a nós, acreditando que transformaremos um pedacinho de carvão em diamante e nós, educadores, temos que ter isso na cabeça, são vidas que estão em nossas mãos”, afirma.
À tarde, os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas participaram de oficinas e sanaram dúvidas com a equipe da SED sobre administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial, educação profissional, supervisão e currículo. Para melhor acomodar a todos, as oficinas foram distribuídas entre as escolas estaduais Joaquim Murtinho e Dr. Miguel Marcondes Armando.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias