Oficina intitulada Eratóstenes : Medindo o raio da Terra destinada aos docentes de Matemática e Física da rede pública estadual de Educação.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 26, 2018 as 10:21 | Voltar

A Coordenadoria Regional de Educação – CRE – 11 de Ponta Porã realizou na manhã do dia 22/02/2018 uma  oficina intitulada Eratóstenes : Medindo o raio da Terra destinada aos docentes de Matemática e Física da rede pública estadual de Educação.  Contemporâneo de Arquimedes e Apolônio, entre outros, Eratóstenes foi singularmente talentoso em praticamente todos os ramos do conhecimento de seu tempo. Distinguiu-se como matemático, geógrafo, historiador, astrônomo, poeta, filósofo e atleta. Há mais de 2000 anos, este funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar em um solstício de inverno.

Com o objetivo de estimar o valor do raio e diâmetro da Terra através de um experimento simples, os docentes tiveram despertados o seu interesse em adotar metodologias diferenciadas com objetivo de que seus alunos se apropriem das ciências da natureza. Utilizou-se de materiais do cotidiano como palitos de fósforos, lanternas de celulares e um globo terrestre didático para reproduzir tal experimento. Espera-se com essa atividade, contemplar de maneira articulada metodologias e recursos didáticos diferenciados em relação às abordagens tradicionais, possibilitando a criação de condições mais propícias para que os estudantes construam novos conhecimentos e ampliar a disseminação de conhecimentos em ciências da natureza.

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias