Plano de Intervenção Pedagógica retoma aprendizagem em turmas de sextos anos do turno matutino, da Escola Estadual Joaquim Murtinho em Ponta Porã.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: sexta-feira, junho 25, 2021 as 08:01 | Voltar

Por: Andrea Caramaschi dos Santos

Na manhã do dia 21 de junho do corrente ano, foi realizada mais uma aula do Plano de Intervenção Pedagógica do Componente Curricular Língua Portuguesa, idealizado e ministrada pela Profª. Dircélia Francisca Dias Caccia, na Escola Estadual Joaquim Murtinho. O Plano de intervenção citado tem como principal objetivo retomar a aprendizagem dos estudantes dos sextos anos melhorando a oralidade, a leitura e a escrita.  A professora Dircélia relatou que durante as aulas remotas do primeiro bimestre percebeu a dificuldade de alguns estudantes ao ler os textos nas aulas on-line (realizadas via WhatsApp, em áudio). Na escrita pode perceber tanto no material impresso e no Google Sala de aula (nas digitações), das Atividades Pedagógicas Complementares (APCS). Assim sendo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos de forma presencial. E conseguiu elaborar um cronograma para atender a todos os 144 alunos do dia 31 de maio até o mês de novembro. A escola, situada na fronteira Brasil /Paraguai, possui o multiculturalismo da região, ou seja, os estudantes advindos da cidade vizinha Pedro Juan Caballero falam mais de um idioma: o português, o guarani e o espanhol, o que não é um problema, porém, muitos falam o “portunhol” (mistura do português com o espanhol), o que dificulta a leitura e a escrita na Língua Portuguesa. Foi assim que ela teve a ideia de traçar um Plano de intervenção, baseada em sua experiência e embasada nas orientações recebidas pelas Comunicações Internas da Secretaria Estadual de Educação, a qual a escola repassa aos professores. Ao ter o consentimento pela equipe gestora e pedagógica, pelos pais e/ou responsáveis, pelos estudantes iniciou o trabalho com o agendamento das aulas presenciais.

Assim ela organizou as aulas de acordo com seu horário, pois em uma semana ela realiza aulas on-line com todas as quatro turmas dos sextos anos (6º A, B, C e D) matutino e em outra semana se dirige a escola para atendê-los. Desse modo ela convidou para cada aula cerca de cinco estudantes, sempre seguindo as orientações do protocolo de biossegurança estabelecidos pelas Secretaria Estadual de Educação e de Saúde e cumprindo o distanciamento social. Segundo Caccia, os pais também compareceram às aulas e puderam participar dos momentos de aprendizagem dos filhos(as), quando algum estudante não podia comparecer, completando sempre no máximo o número de cinco pessoas na sala de aula. Segundo o depoimento dos pais e dos estudantes o Plano de intervenção tem feito muito bem aos participantes. Os pais da estudante Yasmin Luana 6º ano D, por exemplo, disseram:

- “Ficamos muito felizes por esse momento de aula para nossa Yasmin, visto que ela sente muita falta das aulas presenciais. Sabemos que se faz necessário o distanciamento social, mas também sabemos o quanto é importante o acompanhamento do aluno em sala de aula. Você é uma professora muito dedicada, parabéns!”

Um estudante falou: “Eu gostei bastante, porque assim aprendermos melhor, queria que tivesse mais aulas presenciais, porque tiramos dúvidas, conversamos e aprendemos melhor. Eu amei Professora quando fui à aula presencial. Realmente e muito melhor. Gratidão!”, concluiu.

Publicado por: Rosivaldo Ramos

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