Primeiro Encontro Presencial do Curso Stop Motion – 40 h

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 9, 2018 as 11:05 | Voltar

Realizou-se nas dependências da Coordenadoria Regional de Educação – CRE 11 juntamente com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã-NTE na última sexta-feira, 06/04/2018 o primeiro encontro presencial do curso Stop Motion. A formação ofertada pelo NTE teve como público alvo os PROGETECs e professores de Arte das cidades de Paranhos, Ponta Porã, Antônio João, Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia, cidades  jurisdicionadas da CRE 11 . Este primeiro encontro teve como objetivo  apresentar aos cursistas os fundamentos da técnica de animação Stop Motion por meio da criação, do planejamento e da produção de curtas  de forma amadora, baseados em leituras de contos, em situações cotidianas e no contexto escolar. O Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.   Usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante difundida no meio cinematográfico e há algumas décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.  A produção de animação a partir da técnica Stop Motion pode ser utilizada na educação no desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita, pois tratar-se de uma técnica que envolve a produção de roteiro, cenário, áudio, fotografia e edição, também existe a possibilidade de utilização desta técnica no ensino de Ciências Naturais e Arte. O encontro contou também com a presença do professor de Sala de Tecnologia Educacional Fabio Paim Quadro da Escola Municipal São João, vencedor por três vezes consecutivas do concurso municipal de Stop  Motion, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Educação-NTEM,  que veio explanar sobre sua experiência com a técnica no ensino das mais diversas áreas do conhecimento.

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias