Professores da Rede Pública Participam de Formação do PNAIC na CRE11.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 9, 2018 as 08:45 | Voltar

Nesse mês de abril, os professores de Ponta Porã, Antonio João, Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, e Paranhos participaram do 2º ENCONTRO PRESENCIAL DO MÓDULO II   -  do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC - 2017/2018, contemplando as seguintes temáticas:  “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”  e  “A MATEMÁTICA COMO COMPREENSÃO DA REALIDADE E COMO APRENDIZAGEM A PARTIR DE OUTROS CAMPOS DO SABER.” Participaram da formação professores que lecionam na educação infantil, primeira etapa do ciclo da alfabetização (1º ao 3º) e programa Novo Mais Educação. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC  é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.  A formação continuada como política nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente. Logo, a formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao aperfeiçoamento da prática docente, constituindo o quarto eixo do PNAIC.

 O PNAIC foi lançado em 2012, e, de acordo com dados disponíveis no Sistema Informatizado de Monitoramento do PNAIC (SisPacto), em 2013, foram capacitados, em Linguagem, 313.599 professores alfabetizadores em curso com carga horária de 120 horas; em 2014, foram 311.916 profissionais e a ênfase da formação foi em Matemática, em curso com carga horária de 160 horas; em 2015, foram capacitados 302.057 professores em temáticas como Gestão Escolar, Currículo, a Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade; e, em 2016, foram 248.919 alfabetizadores e 38.598 coordenadores pedagógicos atendidos em cursos com carga horária mínima de 100 horas e com ênfase em leitura, escrita e letramento matemático. Com mais  informações: http://pacto.mec.gov.br/documento-orientador 

 

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias

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