PROGETEC’s e Alunos medalhistas da OBR Participam do ROBO ÁRA 2016.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 27, 2016 as 14:44 | Voltar

O Robo Ára (Dia do Robo em Guarani) é um evento destinado aos alunos medalhistas da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) do ensino fundamental de escolas públicas de Ponta Porã. A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica para identificar jovens talentosos, estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro a região participa desde 2013 dessa olimpíada.

A primeira edição do evento ocorreu no dia 20 de junho de 2015 e foi destinado apenas aos medalhistas da OBR de 2014, sendo os patrocinadores convidados a assistir as atividades. O evento obteve ótimos resultados pois, por meio das demonstrações e atividades, os alunos se entusiasmaram e se sentiram motivados a continuar estudando e participando da atividade, tendo uma ótima repercussão na cidade e estados do Brasil. O Rob Ára Acontece no Campus da UFMS de Ponta Porã.

Aconteceu a segunda edição do Robo Ára, realização Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Ponta Porã, aconteceu no dia 24/06 aberto a toda comunidade com exposição de robótica e apresentação de jogos criados pelos alunos utilizando o Scratch, que foi desenvolvido no primeiro semestre. Nesse dia foi o encerramento do curso que os PROGETEc’s realizaram desde agosto de 2015 com parceria da UFMS. O evento foi desenvolvido nas escolas buscando metodologias que trabalhem como concreto, o lúdico, contamos com o apoio de diretores e professores regentes das escolas atendidas pelo NTE de Ponta Porã:

EE Dom Aquino com Projeto, Scratch: Contação de Histórias e Programação Básicas, EE Dr Fernando Correia da Costa, Projeto, Brincando com os Sólidos Geométricos Geobrink, EE Felipe de Brum em Amambai, Projeto, Dengue: Aqui não!

EE Aral Moreira em Antônio João, Projeto, Jogo: Labirinto Saudável, EE Coronel Sapucaia em Coronel Sapucaia, Projeto: Introdução ao Aplicativo Scratch: Pac-Men Contra a Sujeira, EE Dr Deputado Fernando Claudio Capiberibe Saldanha, Projeto: O Limite é a Imaginação, EE Miguel Marcondes Armando, Projeto: Mosquito Aeds Aegypti, Gamer Over, EE Lions Clube, Projeto: Os Batutinhas da Tecnologia e o Labirinto da Alimentação saudável, EE Adê Marques, Projeto: Brincando de Programadores com o Software Scratch, UNEI, Projeto: O Uso do Scratch como Fator de Mudança na Educação Pedagógica, EE José Edson, Projeto: Scratch na Escola, EE Nova Itamarati Projeto: Prevenção da Dengue, EE Pedro Afonso Pereira Goldoni, Projeto: O Uso do Scratch como Ferramanta Pedagógica.

No dia 25/06 foi destinado a todos os alunos medalhistas de 2015, onde participaram todas as escolas estaduais e municipais da região, cerca de 300 alunos. As apresentações foram divididas em 2 turnos matutino e vespertino com salas temáticas.  No período matutino com demonstrações de robótica, uso de Lego, futebol de robôs, prova da OBR, prática o resgate, demonstração de softwares da fábrica de software da UFMS, e apresentação do laboratório de matemática, e no período vespertino oficinas relacionada com robótica e raciocínio lógico de acordo com a etapa dos estudantes.

Foi realizada a oficina de robótica como uso de lego para os professores regentes e PROGETEC’s que acompanhavam os alunos, todas as atividades preparadas e acompanhadas pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Sistema de Informação, Ciência da Computação e Matemática, visando trabalhar a multidisciplinaridade.