PROGRAMA MS ALFABETIZA – TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 18, 2022 as 14:21 | Voltar

Por: Ana Claudia Cardoso Morel.

O Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança, instituído pela Lei Estadual nº 5.724, de 23 de setembro de 2021, tem por essência o Regime de Colaboração entre estado de Mato Grosso do Sul, (SED/CREs) e seus municípios, com o objetivo de fortalecimento da aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes, e tem por a missão de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino do território sul-mato-grossense.

Neste ano, a “Jornada Pedagógica - 2022" terá esse período destinado ao Programa MS Alfabetiza, que objetiva propiciar aos docentes momentos de reflexões sobre a implementação do Programa, considerando o processo de alfabetização e as ações educativas a serem desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, bem como:

• Formação Continuada;
  • Avaliação e monitoramento;
  • Incentivo: Prêmio Escola Destaque;
  • Material Didático Complementar: “ Coletânea MS Alfabetiza”: Material produzido por professores Sul-mato-grossenses, a luz da BNCC, do Referencial Curricular de MS e contempla obras de autores do nosso estado e ilustrações de nossa fauna e flora.

Esse Programa lança o olhar sobre os discentes e seu universo, os diferentes espaços e tempos de aprendizagem, os suportes e materiais necessários para elaboração dos conhecimentos, aspectos que são fundamentais para aprendizagem dos estudantes.

Considerando   de suma importância    o regime de colaboração entre o Estado e Municipios,  aproximando as redes  de ensino  e fortalecendo  o desenvolvimento das politicas educacionais    trazendo assim  a melhoria de aprendizagem dos estudantes.

Apresentamos os municipios  sob Jurisdição da 11° Coordenadoria  Regional de Educação-CRE 11 que fazem parte do MS ALFETIZA.

Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã.