Projeto compostagem na escola: Ecomposto, Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni é laureado com 1º lugar nível Ensino Fundamental na FECIFRON 2019.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: domingo, outubro 6, 2019 as 20:45 | Voltar

Um dos maiores problemas ambientais que o Brasil apresenta é o consumismo inconsciente que acaba acarretando em um grande volume de resíduos sólidos urbanos, que contém diversos tipos de agentes poluentes, que quando não são destinados em lugares adequados podem contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas e colabora com a proliferação de doenças e insetos. O resíduo sólido é responsável por um grande impacto ambiental, pois produz uma substância na sua decomposição, chamada de chorume, que em contato com outros materiais tóxicos (pilhas, baterias, medicamentos...) traz danos ao ambiente. Diante dessa problemática, faz-se necessário que a população juntamente com órgãos públicos adote medidas para redução, reutilização e a reciclagem das matérias que podem servir de matéria prima e os resíduos orgânicos que geram o adubo para agricultura por meio da compostagem, processo biológico de origem animal ou vegetal que tem benefícios biológicos, químicos e físicos. Sendo assim, a Educação ambiental é uma aliada no processo de conscientização, pois ajuda na reflexão e compreensão dos danos causados pela ação antrópica nos recursos naturais. Neste sentido, os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, desenvolveram o Projeto compostagem na escola: Ecomposto, no  espaço escolar,  um ambiente ideal para contribuir na mudança de hábitos e pensamentos das pessoas em relação à conservação do meio ambiente. O intuito foi envolver os alunos nas questões ambientais, mais especificamente no manejo,  reaproveitamento e adequação dos resíduos sólidos orgânicos, através do modelo de compostagem, pois esta possibilita o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados na escola, transformando-os em adubo orgânico.Dessa forma, os projetos e ações educativas ligadas à sustentabilidade, podem gerar sensibilização para o incentivo à cidadania e, principalmente, contribui para o crescimento de ações sustentáveis e ecologicamente corretas. A metodologia de pesquisa foi realizada em cinco etapas, 1ª Etapa: exposição teórica sobre o tema; 2ª Etapa: escolha do local e caracterização do lixo gerado na cozinha e na limpeza do pátio da escola;4ª Etapa: coleta e mistura do lixo orgânico; 5ª Etapa: observação do processo de compostagem. À medida que o composto foi ficando pronto,  foi utilizado como adubo na horta e jardim da escola. O chorume obtido com a compostagem será utilizado para adubar as plantas do jardim da escola, diluído em água. Como resultados da compostagem são gerados importantes componentes: sais minerais que contêm nutrientes para raízes das plantas e húmus. A produção da horta será utilizada na merenda dos alunos. Assim, os estudantes poderão observar na prática os benefícios do projeto de compostagem.