O projeto é desenvolvido em parceria com a UFMS,CPPP, LARC NERDS DA FRONTEIRA, iniciou em abril de 2015 e desde então vem passando por diversas adaptações, visando sempre estimular os alunos não só na base de programação de robôs como incentivá-los a pesquisar novas maneiras de aprender. Os legos são uma paixão de infância é praticamente impossível não deixar-se envolver pela montagem e encaixe dessas pecinhas. Após uma oficina que recebemos o professor Amaury em maio de 2016, ficamos em engajados e comprometidos em levar o projeto adiante, em 2016 o Projeto foi premiado na Ciência Jovem em Recife-Pernambuco, e na Mostra Nacional de Robótica que também aconteceu em Recife.
Para este ano 2017 o projeto já está inscrito na Feira Cientifica-Ciência Jovem. Também foi submetido um artigo para o Congresso Brasileiro de Informática, o CBIE 2017, que acontecerá em outubro na Capital de Pernambuco. O Projeto já está inscrito nas duas mostras de Robótica:
Mostra Nacional e Regional de Robótica e os alunos estão bastante adiantados na programação dos robôs, pesquisa de novos recursos e maneiras de programar tanto na Linguagem em Blocos como em C++. Este Projeto objetiva um avanço significativo na aprendizagem dos alunos envolvidos na Robótica Educacional, pois diversos conteúdos e componentes curriculares que são englobados na proposta. Espera também obter ótimos resultados dessas equipes na Mostra Regional de Robótica, a participação na Competição prática e teórica de Robótica a OBR e também na OBI -Olimpíada Brasileira de informática, bem como participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que ocorrerá no mês de outubro e cujo tema, “A Matemática está em tudo”, vem de encontro com a proposta elaborada para a escola. Alunos, professores, a coordenação e direção da escola envolvida estão empolgados com o projeto, e com certeza, os resultados serão os melhores possíveis. Cabe a cada equipe, a partir de agora, mostrar a sua criatividade.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias