O projeto Horta Escolar busca incentivar a promoção da saúde através da adoção de hábitos saudáveis não só nos estudantes, mas também em toda a comunidade escolar. Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde passam a ter maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
As hortaliças, quando produzidas na escola ou a domicílio, se transformam em alimentos sadios, higiênicos, saborosos e oportunizam grande economia. Enriquecem a merenda escolar com nutrientes que não estão presentes em outros tipos de alimentos. Além disso, a tarefa de cultivá-las proporciona participação coletiva dos estudantes e confiança nas suas próprias capacidades.
Maiores informações no Blog da Escola: http://escolafelipedebrum.blogspot.com.br/search/label/Projeto%20Horta%20na%20Escola
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias