Projeto Horta: “Espaço Verde Vivenciando a Sustentabilidade” é destaque na Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa – Aral Moreira.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: terça-feira, agosto 20, 2019 as 11:17 | Voltar

O projeto é coordenado pela professora de Matemática Patrícia Sakaue e pelo Diretor Adjunto Nelson da Silva Marques e com a participação de todos os alunos da escola em especial a turma do 2º Ano A Ensino Médio matutino responsável pelos cuidados da horta. Tem o total apoio dos Funcionários, Coordenadores Pedagógicos e da Direção. A implantação de hortas em escolas é recomendada por diversos fatores, desde a contribuição para uma merenda saudável quanto ao debate sobre educação alimentar até a possibilidade de ser palco para atividades de ensino de ciências e educação ambiental. Na escola não há espaço físico para construção de uma ampla horta e a solução que encontramos foi improvisar em um corredor lateral da escola. Foi surpreendente o fato de que o espaço físico reduzido originalmente visto por nós como um fator limitante no desenvolvimento do projeto se mostrou positivo ao motivar trabalho em grupo pautado no revezamento, cordialidade e respeito entre os colegas.  A primeira colheita se deu próximo ao final do semestre quando hortaliças cultivadas pelos alunos foram adicionadas à merenda. A aceitação do alimento e o entusiasmo em participar do processo foram grandes. Nossa experiência em desenvolver uma horta no espaço escolar, no entanto, mostra que com criatividade, entusiasmo e dedicação, os desafios podem ser vencidos. Com o objetivo de contribuir com a implantação de futuras hortas escolares, demonstramos que mesmo mediante desafios, projetos como o nosso podem ser facilmente replicados em qualquer escola e trazem um resultado recompensador nos campos pedagógicos, social e da saúde. Enfatiza a Diretora Derciley Godin.

O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.