Projeto Irrigação por Arduino premiado na categoria multidisciplinar FECIFRON 2019 e credenciado para Assunção na CIENCAP 2020!!

Categoria: destaque, Geral | Publicado: domingo, outubro 6, 2019 as 21:57 | Voltar

O desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado utilizando a plataforma Arduino é de grande utilidade, pois possibilita o desenvolvimento de um sistema preciso e de baixo custo que gera economia de água, a fim de gerenciar o viveiro da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni que tem o objetivo de gerar mudas para plantio na horta. Esta tecnologia fará com que os alunos sejam incentivados à pesquisa e tenham em mente as variadas formas de utilização da plataforma Arduino, não tão somente para irrigação do viveiro. Dessa forma, os estudantes puderam desenvolver seus protótipos em casa para irrigação de jardins, hortas, bem como outros sistemas que a plataforma Arduino permite desenvolver. O Projeto Irrigação por Arduino teve como objetivos produzir mudas para horta da escola através de um sistema de irrigação automatizado que pudesse monitorar e controlar a umidade do viveiro, reduzindo o consumo de água explorando o uso da plataforma Arduino juntamente com sensores, e após plantio e crescimento será usado no lanche dos alunos, e parte do que não for utilizado será distribuído a comunidade local. O projeto mostrou aos alunos que é possível aprender por meio da pesquisa. Antes do desenvolvimento do projeto os professores junto aos alunos , estudaram o que seria a placa Arduino e todos os componentes utilizados. Para isso, foi pesquisado nos canais da plataforma Youtube “Brincando com ideias” do Flavio Guimarães e “WR kits” Vagner Rambo. Tais canais também foram utilizados durante o desenvolvimento da programação quando foi necessário programar os sensores utilizados no protótipo. Depois de realizado o levantamento dos itens, houve uma seleção prévia dos alunos interessados em participar do projeto. Na sequência, os professores deram início apresentando a ideia do sistema de irrigação e explicando que o mesmo seria implementado no viveiro da escola. Utilizando slides, foram expostos aos alunos todos os elementos que compõem o Arduino, como pinos digitais, analógicos e a programação que seria em linguagem C. Ainda por meio dos vídeos do site “Brincando com Ideias” foram mostrados aos alunos outros projetos que são possíveis desenvolver utilizando esta plataforma. Nessa mesma data foram os alunos foram divididos em grupos de trabalhos e definido que deveriam realizar pesquisa sobre o funcionamento dos sensores. Em relação a placa Arduino as pesquisas foram no sentido de relação de voltagem (GND e 5V), pinos analógicos e digitais, a linguagem de programação da IDE do Arduino como opções de carregar e verificar a programação, instalar bibliotecas e incluí-las na programação. Um exemplo disso foi a biblioteca do DHT 11, no caso dos sensores os alunos pesquisaram sobre a instalação e programação destes e ajustaram a programação do sistema de irrigação de acordo com as necessidades, realizaram a montagem dos itens como sensor de solo, DHT 11, módulo Bluetooth, led’s e resistores para que o funcionamento desse sistema ficasse como explanado inicialmente. Os alunos também tiveram que pesquisar sobre comandos como “IF”, “ELSE”, “DIGITALWRITE”, funções de tempo como DELAY, o que é uma comunicação “SERIAL”, o que são variáveis do tipo inteira, float e byte e, no caso do byte, tivemos que utilizar para criar símbolo (°) do grau Celsius no LCD. Essas pesquisas foram feitas na sala de tecnologia da escola, onde ocorreram todos os encontros, e na casa dos próprios estudantes, que utilizaram como ferramenta o celular. Foram enfrentados desafios na programação do HC 06, que envia informações via Bluetooth. Foram necessários dois encontros para que os discentes entendessem o funcionamento dele. O DHT 11 foi outro sensor que deu muito trabalho. No sistema de irrigação, foram instalados dois sensores de umidade do solo e um de temperatura e umidade do ar, led’s que indicam o estado do solo em úmido, moderado e seco e, posteriormente, o HC 06 para transmitir informações dos sensores via Bluetooth. Por fim, os alunos tiveram que aprender a utilizar o ferro de soldar para realizar a solda dos pinos no LCD e instalar o mesmo no Arduino. Todo esse processo levou oito meses de trabalho. Ainda é necessária a construção de um viveiro que se pretende finalizar em setembro deste ano. A construção será realizada em parceria com o professor de eixo temático, utilizando madeira reaproveitada e doada pela comunidade escolar. A bomba que realizará a irrigação será também reaproveitada de uma máquina de pressão utilizada para lavar calçadas e carros. Também será desenvolvido, por meio do Mit App Inventor, um aplicativo para controlar o sistema de irrigação por Bluetooth. Não é inédito o desenvolvimento de um sistema de irrigação por Arduino, há muitos exemplos no Youtube. Porém o que está sendo desenvolvido acreditamos ser único, pois os alunos tiveram que pesquisar e ajustar a programação de acordo com suas necessidades e também aprenderam a utilizar ferramentas.

Publicado por: Rosivaldo Ramos

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