Projeto laboratório de revelação fotográfica na disciplina de Arte é destaque na Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa de Aral Moreira.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 1, 2019 as 16:51 | Voltar

Preocupado com o desempenho dos alunos na disciplina de Arte a professora Liriane Pierezan desenvolve ações para recuperar os alunos com baixo rendimento. As ações estão previstas no plano de intervenção pedagógica elaborado pelos coordenadores Pedagógicos da escola com o apoio da direção. A professora  com o apoio da comunidade escolar conseguiu construir um laboratório de revelação fotográfica para facilitar o aprendizado dos alunos na prática com qualidade. A mesma relatou que quando os alunos criam sua máquina fotográfica, tiram suas fotos e levam ao laboratório para revelar é um aprendizado para a vida inteira, com a utilização de várias técnicas para se ter uma imagem final perfeita, trabalham-se  conceitos de Química e Física. O resultado final é emocionante para nós e em especial para nossos alunos. Para a Diretora Derciley Godin e o Adjunto Nelson da silva Marques o Laboratório de Arte é mais um recurso fundamental para que os professores utilizem em beneficio da aprendizagem com qualidade. Fotografias pinhole como são chamadas, resultam de imagens obtidas em dispositivos que não utilizam lentes.Essas imagens são registradas em material que é sensibilizado pela luz, como papel fotográfico ou filme. Chamamos esses dispositivos de câmera pinhole (buraco de agulha), que consistem basicamente em uma câmara escura que tem um pequeno orifício em um lado.O papel fotográfico ou o filme é colocado na câmara escura do lado oposto ao furinho. De acordo com a docente de Arte,  existem alguns exemplos de câmeras pinhole que podem ser feitas com diversos tipos de materiais e com adaptação de câmeras fotográficas convencionais. Por ser de fácil construção, a pinhole pode ser utilizada como recurso didático em diferentes áreas do conhecimento  facilitando, por exemplo, a compreensão do processo de formação da imagem no olho, além de conceitos de Matemática, Biologia, Física e Química envolvidos na construção das câmeras, no processo de revelação, formação da imagem no papel ou na película.