Projeto Moeda Verde: abordagem empreendedora gera renda para a comunidade da Escola Estadual Adê Marques.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 26, 2019 as 16:27 | Voltar

O ensino aprendizagem pode ocorrer de diversificadas maneiras, o trabalho com projetos é uma dessas, busca-se gerar bons hábitos para melhorar a vida de todos os envolvidos direta e indiretamente, através da conscientização intrínseca, busca-se ainda gerar nos alunos do Ensino Médio Integrado em Administração da Escola Estadual Adê Marques , o pensamento empreendedor. Ações que buscam uma educação ambiental são de extrema importância, pois a produção de materiais plásticos, e outros resíduos são elevados. Uma vez que todos esses resíduos podem causar diversos problemas, seja entupir galerias, bueiro e ou esgotos. A abordagem empreendedora que envolve o Projeto Moeda Verde tem como objetivo gerar renda para ambas as partes, comunidade e unidade escolar, pois irá possibilitará trocar os plásticos recicláveis, pela moeda verde. Será possível converter a moeda verde por reais e também comprar itens produzidos pelos alunos com o material reciclável. A moeda verde também poderá ser utilizada nas festas da escola, onde a comunidade escolar poderá comprar os produtos à venda que estarão disponíveis para estes fins. Como metodologia foi utilizado a abordagem pedagógica o “Problem Based Learning”. O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) que destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. Sendo assim o problema proposto leva o aluno a buscar informações sobre os materiais recicláveis, com foco nos polímeros, apontando como ele é gerado, descartado e reciclado. Criar um sistema que possibilite a comunidade escolar acompanhar todo o processo de forma transparente, esse foi o desafio proposto , como solução  foi criado um aplicativo que irá gerir toda a entrega das garrafas, gerar crédito de moeda verde e converter essa moeda verde em reais, caso o usuário queria resgatar suas finanças. E por fim também será possível comprar itens disponíveis no App moeda verde.