Projeto Ortografando – Escrevendo Melhor e Projeto de Leitura “Para Gostar de Ler” ( Escola Estadual Joaquim Murtinho)

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 20, 2016 as 14:42 | Voltar
1 - Projeto Ortografando - Escrevendo Melhor - Professora Dionete Martins
Um dos principais aspectos para a formação acadêmica de um aluno é o domínio da escrita. Por isso, A professora Dionete Martins, propôs a execução do presente projeto escolar que está sendo desenvolvido nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental , na disciplina de Língua Portuguesa.
No dia 24/06 ocorreu a disputa de turmas, as quais foram sendo avaliadas, referente a nota bimestral, além da pontuação do concurso. Esperamos que o aluno reconheça os erros ortográficos produzidos, corrija-os e aplique corretamente as regras ortográficas em produções textuais e demais atividades escritas; promovendo a aprendizagem em benefício da escrita.
2- Projeto de Leitura “Para Gostar de Ler” - Professora Sirlei Pereira dos Reis

O Projeto “Para Gostar de Ler” é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da literatura popular, romances, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas, as charges, tira, jornal, gibi, revista e textos diversos, adequados aos alunos. Nesse contexto este projeto tem como finalidade também, apresentar as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos da STE, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Produções Interativas, para um melhor aprendizado dos alunos na leitura e escrita por meio das mídias e plataformas de estudo, de uma forma mais dinâmica e atrativa, diversificando o aprendizado.

As atividades foram desenvolvidas, ao longo do 1º semestre na turma do 8º ano C, turno matutino, onde os estudantes iniciaram assistindo ao filme, em seguida procederam à leitura individual do livro; durante as aulas também foram gravadas, em áudio, as leituras dos estudantes para que, ao ouvirem, pudessem analisar e refletir sobre suas leituras a fim de melhorarem; Dentre as diversas abordagens dadas na realização deste processo de ensino-aprendizagem destacam-se: leitura em outros ambientes (em casa, ida a praça do quartel, leituras no pátio da escola) sempre buscando levar o aluno a uma leitura agradável e substancial; confecção de folder informativo; música composta pelos alunos (letra e melodia); poesia de autoria do aluno; reprodução do livro em gibis (desenho dos alunos). A culminância aconteceu no dia 25 de junho, na escola, onde os estudantes apresentaram os trabalhos realizados. O enredo do livro se dá em torno de personagens vítimas do câncer. Esta turma infelizmente perdeu um colega no início do ano, também vítima do câncer (leucemia). Neste momento contamos com a presença de convidados especiais como a família do aluno Cristian, a Diretora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lourdes Monteiro, que apresentou o trabalho voluntário que vem desenvolvendo na nossa cidade e que tem ajudado muitas famílias; além dos integrantes da escola: direção, coordenação, professores, bibliotecária e outros.

Projeto Ortografando - Escrevendo Melhor e Projeto de Leitura “Para Gostar de Ler” ( Escola Estadual Joaquim Murtinho)

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias