Projeto para Gostar de Ler

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 25, 2016 as 14:24 | Voltar

Escola Estadual Joaquim Murtinho– Ponta Porã/MS

Professora: Sirlei Pereira dos Reis (Língua Portuguesa e Produções Interativas). Alunas: Layani Aimé Morato da Silva, Milena Beatriz Pereira Ferro e Manuela Macena dos Santos (8º Ano C)

Trata-se de  uma proposta de trabalho que enfatizou a leitura de diversos gêneros como: os da literatura popular, romances, contos, crônicas, poemas, músicas,  gibis e textos diversos. O Projeto foi desenvolvido, em sala de aula e fora do espaço escolar, em que se ampliou a competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental  e EJA  da Escola Estadual Joaquim Murtinho. Desenvolvendo a criatividade, a socialização e o gosto pela leitura, propiciando um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros narrativos, especialmente no que se refere ao ler para apreciar e para conhecer as obras e os escritores, possibilitando o compartilhamento das ideias e opiniões. Manifestando oralmente suas experiências, ampliando o vocabulário; facilitando a escrita e conhecendo fatos, lugares, pessoas e coisas desconhecidas.  Praticando a reflexão sobre a língua, desenvolvendo o senso crítico, proporcionando, assim, um método de ensino mais estimulante para o trabalho com a leitura e reescrita, através de filmes e livros. Este projeto teve como finalidade, também, utilizar os recursos tecnológicos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Produções Interativas.

Após ser apresentado na FECIFRON, onde conquistou diversas premiações, inclusive o credenciamento para a FETECJR, em Campo Grande/MS; o projeto tomou grandes proporções e foi submetido no Innovacities Latino América, que ocorreu de 10 a 12 de dezembro, um encontro Global de Empreendedorismo para Cidades Alegres, Criativas, Humanas e Inteligentes.  Aonde conquistaram o 2º lugar em Inovação Social e Educação, troféu Prata, reflexo de um ensino voltado à  pesquisa que ultrapassa as paredes da escola, abrangendo toda a comunidade na esfera Municipal e Estadual.

Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias