Incentivar e valorizar a produção e comercialização dos produtos locais é um dos objetivos do projeto “A feira da Agricultura Familiar como instrumento pedagógico” desenvolvido pela professora Gislaine Mioto juntamente com o professor Jaime Ortega e a professora Márcia Andréia, envolvendo as turmas dos sextos anos do Ensino Fundamental e o Projeto Aceleração Nível 1.
A Feira da Aprendizagem abrange os componentes curriculares Língua Estrangeira Espanhol, Matemática e Terra Vida Trabalho, assim os estudantes além de aprender medidas, valor monetário, dentre outros também aprenderão a pronunciar o nome dos produtos na língua espanhola. A professora Gislaine da disciplina Espanhol foi quem pensou o projeto justificando que “a necessidade de atividades práticas para o ensino da língua espanhola, da matemática e TVT, além da necessidade de valorizar a produção local como fonte de renda para as famílias desta comunidade escolar. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e as atitudes de cada um de nós geram processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, este projeto possibilita o encaminhamento de diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada além de promover vivências que resgatam valores”.
Como procedimentos metodológicos os estudantes trarão para a escola, uma vez por semana, os produtos que produzem no sítio para serem vendido para os professores e funcionários da escola durante o intervalo, formando uma feira pedagógica. Antes da venda, os produtos serão catalogados nos idiomas português e espanhol, além disso, os estudantes aprenderão a forma de higienização, embalagem e conservação dos produto. Acredita-se que com este projeto os estudantes se sentirão valorizados e mais motivados com a produção em seus sítios.
O pontapé inicial já foi dado, agora terá feira na escola toda quarta. Na primeira feira pedagógica os estudantes-agricultores trouxeram verduras, melado de cana, legumes e até sabão de álcool produzido por eles. O lucro ficou entre eles que é para manterem-se incentivados a trazer sempre os produtos para venda e os funcionários e alunos da escola, agora, tem uma feira onde comprar produtos saudáveis da agricultura familiar.
Parabéns aos professores coordenadores pela iniciativa!
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias