A educação é um dos principais horizontes da realidade virtual. A imersão que ambientes virtuais propiciam poder reproduzir vivências e facilitar a compreensão – e a apreensão – de conceitos de forma muito mais eficiente do que a teoria pura. O uso da realidade virtual nas aulas permite a interação, possibilidades de aprendizagem diferenciadas e adaptação do ensino considerando as necessidades individuais dos estudantes. Com os recursos digitais, os estudantes que possuem alguma dificuldade de acompanhar o aprendizado poderão sentir mais confiança. Diante disso, o PROPETI – Programa de Pesquisa em Tecnologia e Inovação, desenvolvido na Escola E. Deputado Fernando Claudio Capiberibe Saldanha, busca promover o envolvimento dos estudantes com a produção tecnológica, desenvolvendo atividades que auxiliam os alunos a aprender habilidades práticas. Um dos maiores benefícios é que os alunos podem aprender a partir de cenários realistas, desta forma, desenvolveram aulas em realidade virtual, com apoio do professor e já com o conteúdo explicado na forma teórica, os estudantes buscaram uma alternativa de interagir com o conteúdo estudado em sala, assim, emergindo em novas culturas, sem sair da sala de aula. Imersões em ambientes virtuais propiciam a reprodução de vivências e experiências que facilitam a compreensão do currículo, tornando mais atrativo, envolvente e significativo – em qualquer componente curricular
Publicado por: Rosivaldo Ramos