Preocupado com o desempenho dos alunos na Disciplina de Química o Professor Lucas Limeira desenvolve ações com experimento práticos com alunos do Ensino Médio com foco na aprendizagem de qualidade . As ações estão prevista no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos Coordenadores Pedagógicos da escola com o apoio da Direção. Aula prática desenvolvida na disciplina de Química com o 1º ano A e B do Ensino Médio Matutino - indicadores naturais de ácidos e bases. Um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Na experiência, foram utilizados produtos encontrados em nosso cotidiano como vinagre, limão, hidróxido de alumínio (combate acidez estomacal), vitamina C, refrigerante, creme dental e água sanitária. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, o azul de bromotimol, o papel de tornassol e o alaranjado de metila. Porém, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais. Utilizou-se o indicador natural feito do extrato da folha de Repolho roxo e observou-se como ele muda a cor dos produtos. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar o experimento e, através das observações, identificar se os produtos se apresentam em meio ácido ou básico.
O nosso FOCO maior é melhorar a qualidade de ensino de nossos alunos.
Publicado por: Rosivaldo Ramos