A Escola Estadual Mendes Gonçalves, nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, proporcionou à Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai, a visita do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Imperial no Brasil, durante a exposição "Destino Interrompido: A Monarquia no Brasil". Tal visita se deu devido a elaboração do Projeto Educacional "Brasil Monárquico - de 1808 a 1889" desenvolvido por alunos, professores e equipe gestora da escola supracitada, seguindo a proposta da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, de formar alunos pesquisadores, com intuito de iniciar as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil e comemorar os 90 (noventa) anos da visita do príncipe Dom Pedro de Alcântra de Orleans e Bragança à cidade de Ponta Porã.
O professor e historiador, Sacha Cardona, colaborou para consolidação do projeto educacional, cedendo objetos históricos inerentes à montagem da exposição "Coleção: Cardona – Brasil Imperial. A Escola Estadual Mendes Gonçalves criou uma programação com atividades que marcaram o encerramento do Projeto "Brasil Monárquico - de 1808 a 1889".
Quinta-feira (19/10/17)
Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, às 19h30:
Palestra: "A Crise Política – Sistemas de Governo – A Família Imperial Brasileira, Uma história de serviço e amor ao Brasil", ministrada pelo Príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Exposição "Destino Interrompido – A Monarquia no Brasil 1808-1889".
Sexta-feira (20/10/17)
Escola Estadual Mendes Gonçalves, às 19h30:
Descerramento da Placa Alusiva às visitas dos Príncipes Dom Pedro de Alcântara e Dom João de Orleans e Bragança à fronteira (em datas distintas);
Noite Cultural: "Brasil Monárquico" Dramatização de 1808-1927;
Jantar de Encerramento das atividades, no Restaurante Chapão La Fiesta.
Publicado por: Sergio Larruscaim Mathias