X Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiro de Aral Moreira. “O Maior Evento Científico da Fronteira” Realização Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 11, 2019 as 17:27 | Voltar

No dia 29 de novembro de 2019, uma sexta-feira, acontece a  X edição da Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros em Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai. O evento, organizado pela Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, tem inicio á partir das 10h da manhã, no Campo Municipal da cidade.  De caráter cientifico, o evento foi criado como uma alternativa de estimular as aulas de física e todos os anos mobiliza centenas de alunos, professores, pais de alunos, além da comunidade local.  Para a edição deste ano, a expectativa dos organizadores é de que mais de 18 equipes participem da Olimpíada. Além da categoria usual – Estudantes do Ensino Regular - a grande novidade na edição deste ano será a categoria Veteranos, que deverá ser formada por ex-alunos das escolas estaduais do município e de participação de cidades vizinhas. Conforme o regulamento da competição cada equipe poderá ser constituído de cinco a 15 alunos, da mesma série ou não.  A competição é entre as escolas estaduais e algumas municipais, que são convidadas, e conta com três desafios: Altura, precisão , paraquedas e Bicarbonato de Sódio e Vinagre.  Ela explicou que as equipes precisam construir um foguete com materiais recicláveis e que sejam lançados por pressão da água. “Nós medimos a altura do voo, a precisão ao acertar um alvo, a 40 metros de distância, e também a queda com o paraquedas e o lançamento com Bicarbonato de Sódio e Vinagre. Será medido em metros, com duas casas decimais, os alcances obtidos pelos foguetes medido entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete (usar o centro do foguete para a determinação da distância) .  De acordo com o Professor de Física Emerson Macedo as atividades iniciam-se em sala de aula com estudos teóricos e só depois os jovens passam para as aulas práticas, em ambiente aberto, para a construção dos foguetes. “Após essa primeira etapa os alunos formam suas equipes e dão inicio à construção dos foguetes, sempre com o apoio e as orientações dos professores que estão trabalhando com o projeto, tirando suas duvidas quando necessário. A montagem dos foguetes é orientada por professores, principalmente na matéria de física, mas todos os detalhes contam. “As equipes pontuam em tudo, desde o formato e design dos foguetes até a limpeza da área.   O professor Djalma Santos, explica que o projeto surgiu com o intuito de estimular os alunos a participarem mais das aulas de física. “Foi uma forma que pensamos de despertar nos estudantes o interesse e o prazer de apreender mais e melhor a disciplina. Considero ser uma prática diferenciada e inovadora de ensinar a física”, conta o professor.  O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizagem é positivo e contribui muito para a o trabalho em equipe na sala de aula e na vida. É fundamental para o aprendizado de nossos alunos.  As inscrições para a X OLFCAM deve ser feita na própria escola, sendo que a taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível de cada participante. Os alimentos serão destinados as famílias carentes do município para terem um natal mais feliz.  Os cinco primeiros ganhadores receberão troféus e medalhas personalizadas. Teremos também sorteios de garrafas de tereré para as equipes participantes.

Maiores informações na secretaria da Escola estadual Doutor frenando Corrêa da Costa - fone 34881336 ou com o professor Djalma Santos cel. 999185192.