X Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros de Aral Moreira. O Maior Evento Científico da Fronteira- Realização Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa.

Categoria: destaque, Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 2, 2019 as 17:56 | Voltar

No dia 29 de novembro de 2019, sexta-feira, aconteceu a  X Olimpíada de Lançamento de Foguetes Caseiros em Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai. O evento, organizado pela Escola Estadual Doutor Fernando Corrêa da Costa, teve inicio às 13h   no Campo Municipal da cidade.  De caráter cientifico, o evento foi criado como uma alternativa de estimular as aulas de Física,Química e Matemática e todos os anos mobiliza centenas de alunos, professores, pais de alunos, além da comunidade local.  A edição deste ano, segundo os organizadores, contou com 18 equipes que participaram da Olimpíada. Além da categoria usual – Estudantes do Ensino Regular - a grande novidade na edição deste ano foi a categoria veteranos, formada por ex-alunos das escolas estaduais  e municipais de Aral Moreira , além da participação de cidades vizinhas. Conforme o regulamento da competição cada equipe constitui-se de cinco a quinze alunos, da mesma série ou não.  A competição é entre as escolas estaduais e algumas municipais, que são convidadas, e conta com três desafios: precisão( combustível água e ar) , paraquedas e precisão (combustível bicarbonato de sódio e vinagre).

As equipes  construíram  foguetes com materiais recicláveis.  A competição de lançamento de precisão (utilizando como combustível ar e água e combustível bicarbonato de sódio e vinagre) consistiu em acertar um alvo a 40 metros de distância, dada em metros, com duas casas decimais, sendo os alcances obtidos pelos foguetes medidos entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete (usando o centro do foguete para a determinação da distância).

De acordo com o Professor de Física Emerson Macedo, um dos organizadores,  as atividades iniciaram-se em sala de aula com estudos teóricos e só depois os jovens passaram para as aulas práticas, em ambiente aberto, para a construção dos foguetes. Após essa primeira etapa os alunos formaram suas equipes dando início à construção dos foguetes, sempre com o apoio e as orientações dos professores que estão trabalhando com o projeto, tirando suas dúvidas quando necessário.

A montagem dos foguetes foi orientada por professores, principalmente na matéria de Física,Química e Matemática.  As equipes pontuam em tudo, desde o formato e design dos foguetes até a limpeza da área.  O professor Djalma Santos, explica que o projeto surgiu com o intuito de estimular os alunos a participarem mais das aulas de Física, sendo uma forma de despertar nos estudantes o interesse e o prazer de aprender. Considera-se esta prática, diferenciada e inovadora, de ensinar a Física, conta o professor.  O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizagem é positivo e contribui muito para a o trabalho em equipe na sala de aula e na vida.